domingo, 4 de novembro de 2012

Medição Hidrômetro - Plano de aula - Consumo



Situação 1
Medição Hidrômetro
Objetivos
  Conscientizar o consumo;
  Registrar números;
  Acompanhar consumo;
  Verificar vazamentos possíveis;
Ano
2º Ano do Ensino Fundamental
Material
  Caderno de Lição de casa;
  Lápis;
  Borracha;
Procedimentos
            Mostrar para as crianças o hidrômetro da escola, registrar o número que aparece, ensinar se o número esta rodando é porque tem alguém usando, senão houver utilização pode ser um vazamento e ele deve avisar o papai.
            Solicitar que a criança registre para lição de casa registre o número do relógio de sua cada e entregue para a professora.
            Quando chegar um mês fará a conta de quanto eles consumiram e verificar qual a família esta consumindo mais água.
Passo 3
            Aplicar a proposta para crianças e escanear os registros os registros conclusivos.
Registro dos resultados
Observações
            Podemos identificar que alguns alunos não têm relógio de água em casa e isso causou um transtorno.
            Mais o lado positivo é que muitos puderam entender que não é de graça que a água sai do chuveiro e da torneira.
            E não precisa mais ficar falando tanto fecha a torneira, se que eles entenderam que se usar tem que pagar e que estamos quase ficando sem água.
            Que pagamos para ter uma água tratada em casa já que poluímos o rio.
Foto das atividades






Situação 2
Objetivos
Observar os descontos;
- Descobrir o valor real da mercadoria e o valor do desconto;
- Elaborar problemas;
- Produzir textos;
Ano
  ou 4º ano do Ensino Fundamental
Material
- Folhetos de anúncios de mercado
- Cola, tesoura e folha almaço
Procedimentos
Solicitar para os alunos trazerem de casa, jornais de supermercados para realização da atividade.
Entregar uma folha de almoço, cola e tesoura.
Os alunos devem recortar anúncios que contenham informações com desconto, ensinar os alunos.
Desenvolvimento
            Solicitar que os alunos recortem três propagandas que mencionem desconto e solicite que colem em uma folha de almaço uma em cada parte da folha.
            Com os recortes já secos solicitar que eles elaborem duas situações problemas com cada figura e resolvam os problemas.
Avaliação
            O professor deve corrigir o que estiver errado e orientá-los em caso de dúvida.

Comentários dos alunos



Situações com operações
            Trabalhamos duas propostas diferentes com nossos alunos, uma delas foi explicado como chega a água em nossas caixas, que essa água não é de graça, como sabe se estamos gastando muito e quanto iremos pagar e quando temos vazamentos. E a outra atividade foi proposto que eles elaborassem situações problemas com propagandas de jornais de supermercado, eles deveriam recortar e colá-las em folha de almaço.
            A primeira proposta foi muito produtivas eles questionaram “Se a água é Deus quem manda de graça por quê devemos pagá-la?”, “Por que poluímos a água, para depois utilizá-las?”, “Na minha casa não tem relógio, meu Deus que manda.”, outra criança responde a afirmação do colega anterior, dizendo: “Deus nada, na sua casa tem gato”. E com isso virou a maior confusão, tivemos que explicar para a sala o que significa gato, nesse caso, de uma forma que não deixássemos a criança constrangida e também não poderíamos mudar a opinião do nosso aluno sobre fraude, tivemos até que solicitar ajuda da coordenação e ajuda dos pais. Essa aula atingiu sim nosso objetivo que era conscientização do consumo de água, podemos observar por diversas vezes eles entrando no banheiro e vendo a torneira aberta sem ninguém usando, eles ficavam indignados e automaticamente eles fecharam, alguns alunos descobriram vazamento em sua casa e avisaram aos pais e na reunião de pais tivemos vários comentários sobre esse trabalho.
            O segundo trabalho, elaboração e resolução dos problemas e é nítida a dificuldade que eles tem em observar o que está escrito em uma linguagem numérica e transformá-la em um texto, mais o resultado final foi satisfatório, tivemos que refazer alguns trabalhos com alguns alunos, mais a maioria foi um sucesso. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário