Situação
1
Medição
Hidrômetro
Objetivos
Conscientizar
o consumo;
Registrar
números;
Acompanhar
consumo;
Verificar
vazamentos possíveis;
Ano
2º Ano do Ensino Fundamental
Material
Caderno
de Lição de casa;
Lápis;
Borracha;
Procedimentos
Mostrar para as crianças o hidrômetro da escola,
registrar o número que aparece, ensinar se o número esta rodando é porque tem
alguém usando, senão houver utilização pode ser um vazamento e ele deve avisar
o papai.
Solicitar que a criança registre para lição de casa
registre o número do relógio de sua cada e entregue para a professora.
Quando chegar um mês fará a conta de quanto eles
consumiram e verificar qual a família esta consumindo mais água.
Passo 3
Aplicar
a proposta para crianças e escanear os registros os registros conclusivos.
Registro
dos resultados
Observações
Podemos identificar que alguns alunos não têm relógio de
água em casa e isso causou um transtorno.
Mais o lado positivo é que muitos puderam entender que
não é de graça que a água sai do chuveiro e da torneira.
E não precisa mais ficar falando tanto fecha a torneira,
se que eles entenderam que se usar tem que pagar e que estamos quase ficando
sem água.
Que pagamos para ter uma água tratada em casa já que
poluímos o rio.
Foto
das atividades
Situação
2
Objetivos
Observar os descontos;
- Descobrir o valor
real da mercadoria e o valor do desconto;
- Elaborar problemas;
- Produzir textos;
Ano
3º ou 4º ano do Ensino Fundamental
Material
- Folhetos de anúncios
de mercado
- Cola, tesoura e folha
almaço
Procedimentos
Solicitar
para os alunos trazerem de casa, jornais de supermercados para realização da
atividade.
Entregar
uma folha de almoço, cola e tesoura.
Os
alunos devem recortar anúncios que contenham informações com desconto, ensinar
os alunos.
Desenvolvimento
Solicitar que os alunos recortem três propagandas que
mencionem desconto e solicite que colem em uma folha de almaço uma em cada
parte da folha.
Com os recortes já secos solicitar que eles elaborem duas
situações problemas com cada figura e resolvam os problemas.
Avaliação
O
professor deve corrigir o que estiver errado e orientá-los em caso de dúvida.
Comentários dos alunos
Comentários dos alunos
Situações
com operações
Trabalhamos duas propostas
diferentes com nossos alunos, uma delas foi explicado como chega a água em
nossas caixas, que essa água não é de graça, como sabe se estamos gastando muito
e quanto iremos pagar e quando temos vazamentos. E a outra atividade foi
proposto que eles elaborassem situações problemas com propagandas de jornais de
supermercado, eles deveriam recortar e colá-las em folha de almaço.
A primeira proposta foi muito produtivas eles
questionaram “Se a água é Deus quem manda de graça por quê devemos pagá-la?”,
“Por que poluímos a água, para depois utilizá-las?”, “Na minha casa não tem
relógio, meu Deus que manda.”, outra criança responde a afirmação do colega
anterior, dizendo: “Deus nada, na sua casa tem gato”. E com isso virou a maior
confusão, tivemos que explicar para a sala o que significa gato, nesse caso, de
uma forma que não deixássemos a criança constrangida e também não poderíamos
mudar a opinião do nosso aluno sobre fraude, tivemos até que solicitar ajuda da
coordenação e ajuda dos pais. Essa aula atingiu sim nosso objetivo que era
conscientização do consumo de água, podemos observar por diversas vezes eles
entrando no banheiro e vendo a torneira aberta sem ninguém usando, eles ficavam
indignados e automaticamente eles fecharam, alguns alunos descobriram vazamento
em sua casa e avisaram aos pais e na reunião de pais tivemos vários comentários
sobre esse trabalho.
O segundo trabalho, elaboração e
resolução dos problemas e é nítida a dificuldade que eles tem em observar o que
está escrito em uma linguagem numérica e transformá-la em um texto, mais o
resultado final foi satisfatório, tivemos que refazer alguns trabalhos com
alguns alunos, mais a maioria foi um sucesso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário