quarta-feira, 31 de outubro de 2012

História da Matemática - Quinto ano ensino fundamental



História da Matemática
Hoje vivemos no mundo dos números. Mas desde o seu aparecimento foram necessários séculos e séculos de descobertas e aperfeiçoamentos para chegarmos a sua forma atual de escrita.

A necessidade de contar surgiu com o desenvolvimento das atividades humanas. Como saber, por exemplo, se uma ovelha fugiu, se perdeu ou foi roubada? As marcações das quantidades eram feitas com desenhos nas cavernas, nós em cordas, talhos em ossos e outros tipos de registros.

 


Sistema de numeração egípicio
           O sistema utilizado pelos egípicios era através de um risco para representar o 1, dois riscos para representar o 2, e assim por diante, até o 9꞉
 
Sistema de numeração maia
 O sistema de numeração maia criado pelo povo das Americas usando pontos e traços, eles escreviam os números de 1 até 19.

Sistema de numeração romano
 sistema de numeração romano espalhou-se por todo o Ocidente em consequência da expansão do Império Romano ao longo dos séculos. Os romanos usavam letras maiúsculas para representar os números.

Sistema de numeração indoarábico
           O sistema de numeração que revolucionou a escrita numérica e é adotado no Brasil é o sistema de numeração decimal. Ele foi criado pelos hindus, que habitavam as terras às margens do rio Indo, mas coube aos árabes a tarefa de aperfeiçoar e divulgar o sistema, por isso ele é chamado de sistema de numeração indoarábico.

Processo de Numeralização
Adição (representada pelo sinal +) uma das ideias da adição é a de juntar quantidades.
  
Subtração (representada pelo sinal -) uma das ideias da subtração é a de tirar uma quantidade de outra.
Divisão (representada pelo sinal ÷) uma das ideias associadas à divisão é a de repartir igualmente.
Multiplicação (representada pelo sinal x) uma das ideias associadas à multiplicação é a de adicionar parcelas iguais
.Números e Sistema de Numeração (números naturais 0, 1, 2, 3, 4,...) ao longo das várias civilizações, lenta e progressiva, a humanidade desenvolveu um modelo, uma maneira extraordinária de fazer contagem, que usa os números naturais˸ 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, ... Na verdade o zero (0) apareceu bem depois que os outros símbolos. Ele foi usado inicialmente pelos maias, posteriormente pelos hindus, difundindo pelos árabes e adotado no Ocidente não como uma número, mas com o objetivo de preencher uma casa decimal vazia. Às vezes os números naturais aparecem para responder à pergunta “Quantos?”. Nesse momento eles representam certa quantidade e os chamamos de cardinais.  Às vezes eles aparecem representando ordem (Paula está sentada na sétima fileira) e os chamamos de ordinais. Às vezes representam códigos (a placa de um carro, por exemplo). Também podem representar uma medida (1 hora tem 60 minutos, 1 quilômetro tem 1.000 metros...)







Um comentário: